Recursos humanos: acabe com as suas dúvidas hoje mesmo!

Ao longo da sua vida, você já deve ter ouvido o termo recursos humanos milhares de vezes, certo? Mas você sabe exatamente o que ele realmente significa?

Então, ele pode se referir ao setor responsável pela conciliação dos interesses da organização e dos colaboradores e ao quadro de profissionais que a constituem.

Também, dentro de uma empresa, a área é conhecida como Gestão de Pessoas, Departamento Pessoal ou Gente e Gestão.

Há alguns anos, recursos humanos era conhecido como o lugar no qual se tem o primeiro e o último contato com a empresa,  admissão e desligamento.

Mas hoje, o departamento já é considerado essencial na estratégia do negócio. Entre as suas principais atividades estão o recrutamento e seleção, programas de treinamento, remuneração, comunicação, manutenção das relações trabalhistas e desenvolvimento de pessoas.

Por isso, preparamos o post de hoje para ajudar a tornar a definição de recursos humanos mais clara. Afinal, essa compreensão pode fazer a diferença na hora de alcançar o sucesso organizacional.

recursos humanos

Mas como a área de recursos humanos surgiu?

A área de recursos humanos começou a mediar a relação entre funcionários e empresa e resolver conflitos no fim do século XIX, após a Revolução Industrial.

Primeiramente, o objetivo da área era adequar as necessidades das pessoas ao ritmo da produção, resultando em um aumento da produtividade.

Assim, apenas em 1930, após o surgimento da Teoria das Relações Humanas, percebeu-se que a boa produtividade depende muito mais dos fatores psicológicos do que apenas das condições físicas oferecidas.

Logo, novas teorias surgiram e o foco das atividades passou a ser os recursos humanos da empresa. Então, entra em cena Maslow e a sua pirâmide de necessidades e Lewin e as dinâmicas de grupo. Além desses, tantos outros estudiosos também perceberam como o bem-estar motivacional e o ambiente profissional se relacionam.

Agora, o capital humano já é reconhecido como parte essencial do sucesso organizacional. E os profissionais da área atuam de maneira estratégica para atrair, desenvolver e reter talentos.

O que recursos humanos significa para as empresas?

É só um colaborador pisar fora da linha para algum engraçadinho soltar a famosa frase: “vai passar no RH…”. Ao contrário desse pensamento, a responsabilidade dessa área não está limitada às questões burocráticas ou à puxões de orelhas!

A atuação dos recursos humanos deve contribuir para uma gestão de pessoas justa, assertiva e alinhada aos objetivos organizacionais.

É importante entender que os recursos humanos constituem uma peça-chave para o sucesso da empresa. A área colabora com a estratégia do negócio através do gerenciamento estratégico do capital humano, da manutenção de relacionamentos e do desenvolvimento de líderes e profissionais.

Assim, os recursos humanos estão relacionados a fatores como motivação, gerenciamento de conflitos e melhora do clima organizacional.

O conceito de recursos humanos está ligado à manutenção da relação entre pessoas e empresa. As ações da área contemplam diversas atividades fundamentais para a organização mais competitiva e forte no mercado no qual atua.

O setor é responsável não apenas por acompanhar os trâmites burocráticos. O seu papel é apoiar colaboradores e empresa e alinhar os objetivos de todos. Para isso, são adotadas estratégias para elevar a motivação e atrair e reter talentos.

Por meio das ações dos recursos humanos, é possível estabelecer um ambiente que favoreça a inovação e que ajude no desenvolvimento das competências do negócio.

E para você, o que significa recursos humanos? Você percebe a sua importância dentro da empresa em que atua? Deixe um comentário e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo