Retenção de talentos nas empresas: como reter talentos em 2022

Retenção de talentos é uma tendência de RH para 2022, e as empresas que não investirem nessa tendência perderão espaço.

Até porque, como já trouxemos aqui, 49% das pessoas colaboradoras deixariam seu trabalho se ficasse claro que os valores da empresa não se alinham aos seus. (Estudo da Atlassian em parceria com a PwC)

Então como reter talentos em 2022?

retenção de talentos nas empresas

O que é retenção de talentos nas empresas?

Chamamos retenção de talentos as práticas de uma empresa para manter as pessoas motivadas para que queiram permanecer na empresa.

Esse processo começa já no recrutamento e seleção, quando há a contratação de um perfil adequado para a vaga.

Mas não adianta prometer demais e não colocar em prática. Se as pessoas não observarem ações efetivas no dia a dia, a retenção de talentos não vai acontecer.

Após serem contratadas, elas querem ser ouvidas, desenvolvidas e reconhecidas. Isso fará com que se mantenham felizes e engajadas.

Por que investir em retenção de talentos nas empresas?

A retenção de talentos oferece benefícios tanto para a pessoa colaboradora quanto para a organização. E as vantagens vão muito além de melhorar o clima organizacional!

Capital humano

O capital humano é o valor que as pessoas agregam à organização com base em seus conhecimentos, habilidades e experiências.

É um dos bens mais valiosos de uma empresa porque contribui com os resultados e crescimento do negócio.

Quando um profissional vai embora, leva consigo não só seus conhecimentos teóricos e habilidades, como também o aprendizado do dia a dia dentro da organização que o permitiu otimizar processos e melhorar resultados.

Assim, sua saída impactará os times que já estavam estáveis e sólidos e os resultados da empresa. Por isso, a retenção de talentos é essencial para manter o capital humano.

Marca empregadora

A retenção de talentos tem um impacto direto no posicionamento da empresa como marca empregadora.

Isso porque as ações de retenção fazem com que as próprias pessoas sejam promotoras da empresa, fortalecendo a imagem positiva da organização como um ótimo lugar para se trabalhar perante o mercado.

Redução de custos

Desligar e recrutar pessoas custa não só tempo como também um bom dinheiro para a empresa.

Se o turnover é alto, as empresas podem ter grandes prejuízos. Em vista disso, reter talentos também significa reduzir custos trabalhistas. 

5 práticas para retenção de talento nas empresas

Com os novos modelos de trabalho impulsionados pela pandemia, as pessoas repensaram suas prioridades e perspectivas em relação aos seus empregos.

Por isso, o RH precisa adaptar suas ações e dobrar seus esforços para retenção de talentos em 2022, reforçando a marca empregadora e proporcionando um ambiente de trabalho atraente para antigos e novos colaboradores.

1- Planos de carreira e desenvolvimento individual

Crie um plano de carreira ou de desenvolvimento individual para que a pessoa tenha perspectiva de um futuro e clareza de onde pode chegar. Também não restrinja a progressão na carreira apenas a funções gerenciais.

Além disso, promova conversas entre pessoas colaboradoras e liderança para que a organização entenda como pode ajudar no desenvolvimento de cada pessoa. Até porque a empresa deve estimular a busca novos desafios e dar a ferramentas para que tenham sucesso.

2- Reconhecimento

Segundo o Mapa de Engajamento da Vaipe de 2020-2021, reconhecimento é a maior causa que impacta engajamento de forma direta nas organizações.

É papel da liderança direta trazer para o dia a dia das pessoas colaboradoras as iniciativas de reconhecimento, e isso pode ser facilitado por ferramentas de trocas entre colegas, líderes e liderados.

A Vaipe oferece o Colega Inspirador, uma ferramenta que estimula a troca de reconhecimento entre as pessoas dentro da organização. O Colega Inspirador permite indicar qual colega foi mais inspirador naquele mês, e quem foi indicado recebe a indicação, o elogio enviado e ainda pode compartilhar no Facebook e Linkedin!

Além disso, é essencial que a empresa deixe claro os critérios que resultam em um bom reconhecimento e que comunique e celebre abertamente as ações de reconhecimento para o processo ser justo e transparente.

3- Flexibilidade

A pandemia acelerou o desejo pela flexibilidade. As pessoas experimentaram o trabalho remoto e gostaram.

Por isso, se a sua empresa não está pronta para adotar o trabalho 100% remoto, aposte no formato híbrido.

Segundo a pesquisa da Talenses com a FDC, 52% das organizações já decidiram adotar esse formato e 72,7% das pessoas acreditam que o regime misto é o que mais se adapta às funções que realizam.

4- Equilíbrio vida pessoal e profissional

Um levantamento da Talenses Group com a Fundação Dom Cabral (FDC) mostrou que 49,4% das pessoas afirmaram que ficar mais tempo em casa possibilitou que se dedicassem mais a projetos pessoais, o que impactou positivamente na saúde mental.

E o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma das prioridades no novo cenário que foi instaurado pela pandemia.

Assim, incentive atividades fora do trabalho e a capacidade de se desconectar depois do expediente. Você também pode estimular a pessoa colaboradora a ter qualidade de vida oferecendo benefícios voltados ao bem-estar, por exemplo.

Por certo, isso ajudará a aumentar o engajamento, fazendo com que cada pessoa sinta que é mais do que a soma de seus resultados de produtividade.

5- Escuta ativa para retenção de talentos nas empresas

Por fim, o mais importante é ouvir as pessoas para garantir que as ações para retenção de talentos sejam mantidas de acordo com suas necessidades.

Por esse motivo é importante promover um canal de comunicação aberto entre empresa e colaborador e fazer pesquisas de forma contínua.

Você pode iniciar uma jornada de engajamento com a Vaipe hoje para garantir ações assertivas para retenção de talentos.

A Vaipe é uma plataforma de people analytics para gestão ativa de engajamento que, através de pesquisas digitais, dá voz aos colaboradores, empodera liderança e RH com dados assertivos e estimula a troca de reconhecimento e feedbacks. Inicie uma demonstração de 14 dias grátis!

(Visualizado 132 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.