Quatro livros que todo profissional de RH deve ler

Estar bem preparado é fundamental para qualquer área. A verdade é que nosso mundo está em constante mudança e precisamos nos capacitar para acompanhar na mesma velocidade. Essa rapidez pode fazer com que percamos um hábito valoroso: o de ler livros. Note: não é o hábito da leitura, mas o da leitura qualificada. Afinal, lemos muito, mas no celular e nas redes sociais. Isso talvez não seja o suficiente, principalmente para os profissionais de RH que trabalham diretamente com o que há de mais valioso nas organizações: as pessoas.

rh

Agora, com a chegada do verão e as prováveis férias, surge a oportunidade de ler mais teóricos e profissionais da área. Para quem trabalha com RH, a leitura de livros relacionados à área é fundamental para aprimorar a formação e inspirar.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos listar alguns materiais inspiradores que podem ajudar você que trabalha com RH a aprimorar suas relações profissionais, evoluir em aspectos pessoais e profissionais e se tornar mais produtivo. Confira!

Livros para ajudar qualquer profissional de RH

1. Planejamento de Recursos Humanos, de Maria Diva da Salete Lucena

O livro fala sobre o risco de as pessoas se tornarem obsoletas perante a suposta ameaça da tecnologia. A autora trata sobre as grandes ameaças das empresas contemporâneas e define algumas estratégias para o profissional de RH.

A dica que ela dá perante os novos tempos é de manter a flexibilidade para enfrentar o dinamismo tecnológico, social e econômico. “Além disso, torna-se inevitável que as estruturas burocráticas sejam substituídas por sistemas que permitam constante redesenho de estratégias. Estas estratégias visam atingir três objetivos básicos: resultados empresariais (lucro e sobrevivência), contribuição social ao ambiente e manutenção de alta motivação em todos os setores da força de trabalho”, destaca a autora.

2. Descubra seus pontos fortes, de Donald O. Clifton e Marcus Buckingham

Algumas empresas trabalham em corrigir pontos fracos dos colaboradores para obter sucesso. Entretanto, o livro Descubra seus Pontos Fortes, baseado em pesquisas feitas pelo Instituto Gallup com mais de 2 milhões de pessoas, muda nossa maneira de pensar sobre o aprimoramento de nosso desempenho profissional.

Os autores descobriram que as empresas não dão atenção aos pontos fortes de seus funcionários. Assim, investem tempo e dinheiro em corrigir fraquezas. É um livro bastante interessante, pois apresenta uma nova perspectiva aos profissionais de RH.

3. Como dizer? – A arte de dar e receber feedback, de Elena Pitta

Esta é uma obra essencial para o gestor de RH que trabalha em prol de uma rotina harmoniosa e produtiva. A escritora mostra como a estratégia do feedback é fundamental para o sucesso de uma empresa. O objetivo de Eliana Pita em Como Dizer ? – A Arte de Dar e Receber Feedback é desmistificar essa ideia do feedback como sendo algo negativo.

Os profissionais de RH precisam saber que o feedback é uma ferramenta de autodesenvolvimento profissional. Assim, “os colaboradores sentem-se estimulados e encorajados a continuar desempenhando suas funções e melhorando cada vez mais, pois nestes casos, o feedback funciona como um combustível de motivação para a tão ansiosa geração Y.”, afirma a autora do livro.

4. Competência – A Chave do Desempenho, de Cecília Whitaker Bergamini

O bom desempenho de quem trabalha na empresa é a viga mestre do sucesso. Seguindo esse raciocínio, a autora fala sobre como a competência individual é um diferencial para as organizações. Os colaboradores devem gostar da área em que atuam para que sejam competentes. Contanto que se fortaleça essas aptidões. No livro, a autora mostra formas de fortalecer e desenvolver a competência.

Dica extra: conheça outros livros que podem expandir seus conhecimentos! Preparamos dicas de livros sobre liderança e sobre gestão de pessoas, não deixe de conferir!

Você já leu algum desses livros de RH? Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

(Visualizado 8 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo