Sistema de Recursos Humanos: veja exemplos de uso!

Quer aprender sobre sistema de recursos humanos? Então esse texto é pra você! Acompanhar as métricas é uma atividade essencial do RH. Já que, por meio das entregas do setor, as empresas podem avaliar o desempenho. Além de ter insights e informações precisas sobre o que é funcional e o que não é.

Esses dados podem fazer a diferença na hora de prever desligamentos e contratações. Também ajuda na análise da performance e do clima organizacional.

sistema de recursos humanos

Por isso, as ferramentas e os resultados da área devem estar alinhados às estratégias do negócio e colaborar com os seus objetivos. Aliás, uma das melhores maneiras de mensurar o desempenho e entender o que, por que está acontecendo e o que poderia acontecer é por meio de um Sistema de Recursos Humanos.

Assim, no post de hoje, apresentaremos os resultados alcançados por uma empresa ao usar um Sistema de Recursos Humanos. Então vamos conhecê-los?

A importância de mapear os resultados alcançados ao usar um Sistema de Recursos Humanos

Primeiramente, se você parar e refletir por alguns minutos, verá que, nos dias de hoje, tem tecnologia para tudo, não é mesmo? E é claro que a área de Gente e Gestão não ficaria de fora desse movimento! Até porque a revolução tecnológica despertou a necessidade de o setor de recursos humanos de se reinventar. Dessa forma, a inovação por meio do uso de um Sistema de Recursos Humanos tornou-se extremante importante.

Por exemplo, até alguns anos atrás, os profissionais de RH confiavam apenas na experiência e na intuição para contratar talentos. Hoje, essa tarefa pode ser facilitada e otimizada através da utilização de um Sistema de Recursos Humanos. Ele torna o processo muito mais criterioso e assertivo.

O RH não pode ser visto apenas como uma sala dentro de uma empresa, ele deve atuar de maneira ativa e estratégica, totalmente alinhada aos objetivos organizacionais. Implantar um Sistema de Recursos Humanos ajuda a diminuir a burocracia dos processos, a potencializar as atividades do dia a dia e a apresentar melhores resultados.

Assim, gestores e demais profissionais podem se dedicar ao aperfeiçoamento da gestão de pessoas. Isso por meio de avaliações, pesquisas de clima e melhora da comunicação e do clima organizacional.

A seguir, apresentaremos os resultados obtidos por uma grande empresa que decidiu dar esse importante passo rumo à inovação. Confira!

O exemplo da Resultados Digitais

Resultados Digitais é uma empresa conhecida por ajudar outras empresas a atingirem excelentes resultados por meio do Marketing Digital. Através de uma metodologia própria, ela contribui ativamente para o sucesso das empresas parceiras.

A RD é uma empresa jovem, forte e com crescimento contínuo, que busca os melhores talentos para estruturar times de alta performance. E, para ajudar a empresa nesse desafio, o Sistema de Recursos Humanos da GeekHunter é um grande diferencial.

Sistemas para seleção e recrutamento

A GeekHunter oferece uma plataforma SaaS que ajuda pequenas e médias empresas a atraírem e se conectarem com os melhores profissionais do mercado.

O Sistema de Recursos Humanos da GeekHunter ajuda a acelerar a busca de candidatos da Resultados Digitais com base no perfil desejado. Além disso, a plataforma refina a procura por meio da aplicação de testes lógicos e específicos para que a RD ganhe tempo e diminua o processo da prospecção até o agendamento das entrevistas.

A RD também utiliza a plataforma da QI Network para otimizar os processos internos. Por meio do Coaching de Inovação, a Resultados Digitais aplica o Feedback 360 de acordo com as suas particularidades, melhorando a comunicação e ganhando agilidade e facilidade no dia a dia.

Uma das maiores aliadas do RH ao longo de muitos anos foram as planilhas de Excel, não é mesmo? Mas, convenhamos, elas não são à prova de erro! Basta um simples equívoco na hora de montar uma planilha e os resultados estarão comprometidos. Além disso, os diversos controles paralelos podem acabar fazendo com que informações importantes se percam, além de despender tempo dos profissionais.

E esse é apenas um exemplo que ilustra toda a burocracia associada às inúmeras atividades dos gestores e RH. A utilização de um Sistema de Recursos Humanos diminui o trabalho “braçal” e torna os principais processos da área mais automatizados e precisos.

Sistemas de retenção e mapeamento de clima

A Vaipe possui um sistema de retenção de talentos e mapeamento do clima organizacional. Na plataforma online, você pode disparar pesquisas de clima contínuas e automatizadas. Além de ter toda mensuração do termômetro de engajamento dos colaboradores.

Essa plataforma envia aos seus colaboradores previamente cadastrados um e-mail por semana com uma pergunta de clima. No total, são 53 perguntas com respostas sim ou não em um ciclo que dura 1 ano. Isso ajuda na hora de fazer o planejamento de ações do RH, que possui um tema por semana. Assim, fica mais fácil priorizar as ações.

E na sua empresa, algum Sistema de Recursos Humanos já é utilizado? Você tem alguma dica ou resultado para compartilhar conosco? Deixe um comentário e até a próxima!

(Visualizado 31 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo