Softwares de avaliação de desempenho: quais são os benefícios?

Antigamente, o desempenho dos trabalhadores dependia do quanto se produzia, com que qualidade e em quanto tempo. Só em 1954, com a concepção da Administração por Objetivos, de Peter Drucker, esse cenário mudou. A capacidade dos colaboradores passou a ser considerada e o conceito de avaliação de desempenho foi construído. Mas, com a introdução do mundo pós-moderno, uma nova necessidade nasceu: a otimização do tempo. Foi para suprir essa demanda que surgiram os softwares de avaliação de desempenho.

No post de hoje, falaremos sobre as facilidades que esses softwares de avaliação de desempenho podem trazer para o dia a dia da sua empresa. Confira!

softwares de avaliação de desempenho

Quais são os benefícios dos softwares de avaliação de desempenho?

Diminuição do tempo

A partir da introdução da avaliação de desempenho, o setor de recursos humanos passou a doar grande parte do seu tempo para a realização manual desse procedimento. Ao utilizar os softwares, o excesso de tempo dedicado a essa atividade é poupado. Com isso, a equipe pode focar em outras estratégias essenciais para o aumento da produtividade da organização.

Melhora na imagem

Outro ponto de melhoria promovido pelos softwares de avaliação de desempenho é a mudança na forma como esse método é visto. Executá-lo através de uma plataforma digital facilita o momento do feedback, afinal, faz com que o colaborador se sinta muito mais confortável. Ele passa a ter consciência da intenção da conversa e não interpreta a chamada para a sala do gestor como uma bronca.

Maior aproximação com a realidade

Muitas análises são feitas através de um único viés: a comparação do que está na descrição do trabalho e de como foi a atuação do profissional. Entretanto, basear a avaliação de desempenho apenas nisso não garante um resultado justo. A diferença que os softwares trazem é um questionário abrangente de todas as dimensões fundamentais para uma conclusão condizente com a realidade.

Agilidade no acompanhamento

O acompanhamento dos resultados dessas avaliações manuais também é prejudicado. Muitas vezes, as planilhas são arquivadas e fica difícil encontrar algum diagnóstico feito há muito tempo. Com os softwares, esses dados são rapidamente encontrados e há como fazer a comparação automaticamente em segundos.

Segurança de dados

Essa análise em papel também é considerada insegura. Não há garantia de que esses dados não serão perdidos e de que ninguém terá acesso à eles. Os softwares de avaliação de desempenho armazenam todos os dados em nuvem e oferecem a possibilidade de restrição do acesso. Isso garante proteção e anonimato.

Plataforma Vaipe

Na metodologia convencional, a avaliação de desempenho possui outro aspecto negativo: o olhar enviesado. O diagnóstico é dado por apenas uma pessoa, o gestor, que pode ser influenciado pela relação que possui com os colaboradores. No método de avaliação de desempenho da Vaipe, essa avaliação é espontânea. Ou seja, qualquer membro da equipe pode avaliar outro membro. Com a junção de diversos pontos de vista, há a garantia de um resultado neutro.

E você? Já conhecia as facilidades que ps softwares de avaliação de desempenho trazem? Quer conhecer mais sobre a plataforma Vaipe? Entre em contato  e deixe um comentário! Até mais!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo