A temperatura do escritório é adequada?

Temperatura: essa questão é pivô de muitas discussões dentro das empresas. Enquanto alguns querem aumentar a temperatura do escritório, outros, mais calorentos, querem deixar o ambiente mais gelado.

temperatura do escritório

E ainda há alguns “rebeldes” que, em busca do próprio conforto térmico, desligam os aparelhos, abrem as janelas ou mudam a temperatura, desequilibrando o clima e podendo, inclusive, afetar o rendimento dos colegas.

De acordo com um estudo realizado pelo Career Builder 1 em cada 5 profissionais já entrou em uma discussão com outros colegas de trabalho sobre o escritório estar muito quente ou muito frio. E 18% dos respondentes confessaram já ter mudado a temperatura enquanto ninguém estava vendo.

Com tantos desafios encarados diariamente pelas empresas, esse “duelo” pode até parecer algo sem importância, não é mesmo? Mas é aí que você se engana! Saiba que a temperatura afeta, sim, a capacidade e a produtividade dos profissionais.

Pensando em tudo isso, no post de hoje, falaremos sobre a importância de manter a temperatura do escritório de maneira adequada. Prepare-se para revelações quentes, mas fique frio, a gente explica direitinho o que fazer! 😉 Vamos lá?

Pesquisa de clima da Vaipe: temperatura do escritório

A metodologia da Vaipe aborda diversas esferas que afetam o desempenho das equipes. A ferramenta contempla as seguintes dimensões: engajamento, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, identificação com a empresa, reconhecimento e relacionamento.

Uma das 52 perguntas da pesquisa de clima da Vaipe é: A temperatura do escritório é adequada? 69% dos colaboradores responderam que sim.

Abaixo, apresentaremos alguns depoimentos anônimos obtidos por meio da resposta dessa questão na plataforma da Vaipe.

“NÃO, ou o escritório está muito quente, ou está muito frio, porque quem liga o ar não respeita os demais funcionários.”

Não importa o tamanho da sua equipe: alguns membros sempre sentirão mais calor, enquanto outros sofrem mais com o frio.

A verdade é que simplesmente não dá para agradar todo mundo. Então, o melhor a ser feito é padronizar a temperatura que será adotada pelo escritório e garantir que a galera saiba quais são os valores determinados.

Existe, inclusive, uma Norma Regulamentadora que estipula a temperatura ideal para oferecer condições de conforto aos funcionários. No verão, a temperatura indicada é entre 20  e 23 graus. Já no inverno, recomenda-se entre 23 e 26 graus.

Que tal imprimir e enquadrar esses valores e pendurá-los ao lado do controle do ar-condicionado para que sejam de conhecimento de todos? Assim, os espertinhos de plantão não poderão dar uma de desentendidos!

Outra dica para melhorar o clima é ter um aparelho de ar-condicionado além do necessário. No verão, o equipamento fica praticamente o dia todo ligado, operando a todo vapor. Com isso, ele tende a ter problemas e necessita de manutenção. E esse procedimento pode não ser tão rápido assim. Por esse motivo, é interessante garantir uma capacidade extra para que os colaboradores não fiquem dias trabalhando com a temperatura do escritório inadequada.

Lembre-se de que os funcionários passam mais de 1/3 do seu dia dentro do escritório. Por esse motivo, planejar questões que garantam o conforto deles é fundamental.

“A resposta é relativa, pois depende de onde a pessoa está sentada. Existem lugares onde o ar-condicionado bate em cheio”.

Os problemas com a temperatura do escritório podem estar relacionados à estrutura da empresa. Pode ser que a organização tenha crescido e as instalações não tenham sido adaptadas para acompanhar essa transformação.

Se uma expansão não está nos seus planos no momento, algumas soluções pontuais podem ter um bom resultado.

Que tal propor uma dança das cadeiras? Estimule os membros da sua equipe que sentem menos frio a trocar de lugar com aqueles que sentem mais dificuldade de se aquecer.

Salários, benefícios, gestão de conflitos, e ambiente inovador não são os únicos fatores que influenciam o clima organizacional. Pode ser que a sua empresa esteja atenta a tudo isso e ainda esteja sofrendo com a baixa produtividade.

A refrigeração correta do escritório é essencial para manter um bom ambiente e proporcionar o bem-estar dos colaboradores de forma que eles estejam dispostos a darem o seu melhor!

E você, considera que a temperatura no escritório é adequada? Que tal conhecer a opinião dos membros da sua equipe a respeito dessa questão aplicando uma pesquisa de clima organizacional? Entre em contato e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo