Tendências de RH 2021: quais os benefícios mais valorizados pelos funcionários

Olá, eu sou Ketlen da Silva, Analista de Marketing no Fretadão. Muito prazer! Sou especialista em conteúdo na área de Recursos Humanos. Fui convidada pela Vaipe para compartilhar os benefícios mais valorizados pelos funcionários, com o intuito de ajudar os profissionais de RH a se planejar para oferecê-los em 2021. 

Após todas as transformações causadas pela pandemia da COVID-19, definir um pacote de benefícios adequado se tornou um desafio inesperadamente mais difícil.

Através de dados e análises, conseguimos levantar as fortes tendências na gestão de benefícios para o próximo ano, de tal forma que os profissionais de Gestão de Pessoas possam fazer escolhas mais assertivas. 

Com isso, separei os 4 benefícios mais valorizados e que serão tendência em 2021. Você está pronto para conhecê-los? Então vamos lá! 

Benefícios centrados na saúde do funcionário

Saúde e bem-estar têm sido uma forte tendência de RH há bastante tempo. A pandemia do coronavírus aumentou intensamente a demanda por esse tipo de benefício. Portanto, a busca pela categoria se tornou mais forte do que nunca. 

Quando falamos de saúde, envolvemos a saúde nos seus mais amplos aspectos, por exemplo: saúde física, mental e financeira. Durante a pandemia, inegavelmente grande parte das pessoas sofreram impactos negativos em ao menos uma delas, ou até mesmo em todas elas.

Desta forma, o RH se depara com diversos cenários, como pessoas que perderam o seu emprego e registram perdas financeiras significativas. Pessoas que ficaram doentes ou perderam entes queridos por causa do coronavírus, bem como as que sofrem com o isolamento.

As empresas Vittude Corporate e Opinion Box realizaram uma pesquisa com profissionais de todo o Brasil para descobrir o impacto na saúde mental durante a pandemia, onde mostra que:

– 41% tiveram medo muito intenso que alguém próximo ficasse doente ou morresse

– 29% sentiram um forte medo de que eles mesmos contraíssem o coronavírus ou falecessem

– 1/3 teve insônia e passou por crises de ansiedade

– 1 em cada 4 pessoas passou por momentos de tristeza profunda

A pesquisa traz diversas mudanças que ocorreram na rotina dos profissionais, sobretudo, diversas marcas negativas deixadas em suas vidas. É extremamente importante o RH estar atento a esses fatos e acontecimentos. A saúde mental impacta diretamente a performance dos colaboradores. 

Se a sua empresa não se preocupou com isso durante a pandemia em 2020, agora é a hora. Principalmente se o tempo de distanciamento social se prolongar ainda mais. 

Quais são os benefícios mais valorizados nessa categoria?

Aqui vão algumas sugestões de benefícios mais valorizados nessa categoria: 

  • Plano de saúde com modalidade de telemedicina
  • Acesso à terapia
  • Assistência odontológica
  • Seguro de vida
  • Subsídio a prática de esportes 
  • Descontos em medicamentos
  • Subsídios de alimentação e lazer

Benefícios que englobam a família

Nunca houve um momento em que a vida pessoal e profissional se misturassem tanto. Quem não se deparou com pequenos “intrusos” nas reuniões por vídeo-chamadas, como um filho pequeno do colega de trabalho ou até mesmo um pet fazendo barulho ao fundo (afinal a família não é só humana, não é mesmo?), que atire a primeira pedra.

A família passou a ser ainda mais valorizada. Segundo pesquisa feita pela  empresa Willis Towers Watson em 2020, 40% dos funcionários preferem benefícios relacionados à família. 

Estender o pacote de benefícios para além do funcionário é uma ótima forma de deixá-los mais engajados e felizes com a empresa em que trabalha. Afinal, os benefícios agregam muito valor na atração e retenção de talentos, visto que mostra um RH humanizado, algo que funcionários de alto desempenho procuram. 

Quais são os benefícios mais valorizados nessa categoria?

Alguns benefícios mais valorizados nesta categoria são:

  • Subsídio de creche
  • Licença maternidade e paternidade estendida
  • Sala reservada para amamentação
  • Assistência educacional para familiares
  • Seguro para animais de estimação

Flexibilidade na jornada de trabalho

Os funcionários antes acostumados a irem para o escritório todos os dias, de repente tiveram que se adequar para trabalhar em casa. No começo foi uma transição bastante difícil, embora após a adaptação muitos colaboradores desejam manter um pouco dessa flexibilização mesmo com a volta ao escritório.

Uma pesquisa da Vaipe relata que mesmo após a pandemia, mais de 36% dos funcionários têm a preferência de continuar trabalhando remotamente em tempo integral, enquanto 56% gostariam de retornar ao escritório com um aumento da possibilidade de dias em home office.

Como pudemos notar, a flexibilidade não é algo benéfico apenas para os colaboradores. As empresas também podem adquirir diversos benefícios. Resultados como menos custos com infraestruturas e mais produtividade, mas, este não é o único cenário que encontramos. 

A mesma pesquisa mostrou que há muitos funcionários ansiosos para a volta ao trabalho. Sendo a socialização com os colegas de trabalho e a colaboração em equipe de forma presencial os principais fatores. 

De fato, o RH sempre se deparará com diferentes perfis profissionais. É preciso analisar qual tipo de trabalho mais se adequa à cultura e às necessidades da empresa.

Com isso, há uma forte tendência de vermos as empresas em 2021 operando jornadas de trabalho em um modelo híbrido. Isto é, onde há funcionários trabalhando de casa e outros no ambiente empresarial.

Ficando a critério do colaborador a escolha de acordo com as suas atividades profissionais e cumprimento de políticas organizacionais.

Fretamento como solução de mobilidade corporativa

Para algumas empresas durante a pandemia os benefícios de mobilidade ficaram quase inexistentes devido ao trabalho remoto. Embora, para tantas outras empresas isso foi bem diferente. 

Vimos no mercado muitas organizações com serviços essenciais que não puderam parar suas atividades e por isso exigiram a presença de profissionais atuando em um espaço físico corporativo, como grandes indústrias, centros de distribuição e logística de e-commerce

Com isso, o serviço de fretamento empresarial, foi a escolha ideal para garantir um transporte de qualidade, pois cumpre todas medidas de segurança sanitárias necessárias enquanto fornece extremo conforto aos funcionários. Conheça mais sobre o que é o serviço de fretamento para empresas aqui

No Fretadão vimos uma demanda crescente pelos nossos serviços. “A pandemia acabou por acelerar os negócios. Visto que as empresas passaram a se preocupar mais com o meio de transporte utilizado pelos seus colaboradores, especialmente aqueles que usavam o transporte público. A perspectiva é encerrar o ano com crescimento de 280%. A retomada das atividades gerou aumento na demanda por fretados no país, com o Fretadão registrando aumento de 15% no período pós-lockdown.” conta o CEO do Fretadão em uma entrevista ao Diário do Comércio

Conclusão

Diante desta realidade, conseguimos ver a tendência dos profissionais e líderes de  RH terem um cuidado maior com o transporte dos seus funcionários. Especialmente na volta para o escritório em 2021. 

Considerar opções melhores de transporte é essencial, sobretudo porque a empresa também é responsável pelo trajeto do colaborador até o trabalho. Além disso, ninguém deseja voltar a encarar horas no trânsito com um transporte público ineficiente e lotado ou ter exaustão física em dirigir um veículo em uma longa jornada até a empresa, sendo inclusive um fator que irá interferir na produtividade do colaborador.

O benefício fretado também é uma excelente escolha aos olhos da empresa, de tal forma que ela também pode adquirir incríveis resultados como: 

  • Redução de até 50% de custos com mobilidade
  • Funcionários mais engajados e motivados no ambiente corporativo
  • Menos trabalho e mais produtividade para a equipe de RH 

Analisando as 4 tendências de RH em 2021, precisamos reconhecer que as empresas precisam abraçar as transformações geradas em 2020. É fundamental buscar entender os impactos, as marcas deixadas e principalmente, encontrar os benefícios mais valorizados. Além disso, buscar alternativas que ajudarão os colaboradores a conquistarem uma vida plena. Uma vez que há a compreensão de que a vida profissional e vida pessoal se conectam em muitos aspectos.

(Visualizado 349 vezes, 1 visualizações hoje)
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.