No post anterior, falamos sobre o papel da organização para o desenvolvimento dos times. Enfim, neste último conteúdo do artigo de Susan Wheelan, Creating Effective Teams: A Guide for Members and Leaders, apresentaremos as principais características de um grupo que já alcançou o estágio de times de alta performance.
Apesar de algumas pessoas pensarem que focar no desenvolvimento das equipes é uma perda de tempo, isso faz total diferença no resultado final. E estudos identificaram como uma equipe produtiva funciona.
Características dos times de alta performance
Metas
Primeiramente, a característica mais importante dos times de alta performance é que os membros são claros sobre os objetivos da equipe. As metas devem ser amplamente discutidas. Bem como o que essas metas significam para os diferentes membros. Ou seja, todos precisam concordar com os objetivos e entender a relevância deles para o sucesso da equipe.
Regras
Após discussões sobre como as tarefas devem ser realizadas, as decisões sobre quais membros trabalharão em cada uma delas precisam ser tomadas. Aliás, três coisas são cruciais: os membros devem ter claro o seu papel, as habilidades necessárias para realizar as tarefas designadas e concordar e aceitar suas funções atribuídas.
Interdependência
Em equipes bem-sucedidas, as tarefas exigem que os membros trabalhem juntos.
Liderança
O estilo de um líder deve mudar quando necessário para atender às necessidades dos grupos em desenvolvimento.
Comunicação e feedback
As equipes precisam de uma comunicação aberta que permita a participação de todos os membros. Feedbacks regulares, construtivos e utilizados para fazer melhorias são sinais de times de alta performance.
Discussão, tomada de decisão e planejamento
Os membros dos times de alta performance investem tempo planejando como resolver problemas e tomar decisões. Assim, gastam tempo definindo e discutindo problemas que precisam ser resolvidos.
Implementação e avaliação
Times de alta performance implementam as soluções e decisões dos membros. Inclusive, eles se responsabilizam e acompanham mutuamente.
Normas e diferenças individuais
Equipes de sucesso estabelecem normas que estimulam alta performance, qualidade e sucesso. Por isso, os membros são encorajados a serem criativos e inovadores, e os que agem de forma diferente são aceitos. Mas desde que seus comportamentos sejam percebidos como úteis para a realização das tarefas.
Estrutura
Três fatores são importantes para a estrutura das equipes de sucesso: conter o menor número de membros necessários, ter tempo suficiente juntas e os membros serem aptos para formar subgrupos.
Cooperação e gestão de conflitos
Segundo a pesquisa, as equipes de alta performance são altamente coesas e contêm membros cooperativos. Além disso, o conflito de tarefas é essencial para os grupos se tornarem eficientes e produtivos. Entretanto, conflitos interpessoais podem atrapalhar. Afinal, a confiança é perdida e os membros não se sentem seguros no grupo.
E então, você tem um time de alta performance? Não esqueça de deixar um comentário!