3 MITOS SOBRE OS TOP PERFORMANCES DA SUA EMPRESA

Os colaboradores de uma empresa são fundamentais para o sucesso, porém, existem alguns profissionais que acabam se destacando, tendo um desempenho acima dos demais. Esses profissionais podem ser vistos como os top performances.

O problema é que os líderes acabam errando na hora de lidar com esses colaboradores. Isso resulta em muito potencial sendo desperdiçado. Por isso, é fundamental compreender os principais mitos em relação aos top performances. Assim, você irá compreender como lidar com esse profissional.

Confira, abaixo, os 3 mitos sobre os top performances da sua empresa.

top performances

Mitos sobre top performances

Mito #1. Eles não precisam mais de reconhecimento

Um dos principais mitos é a crença de que os top performances não precisam mais de reconhecimento. Isso ocorre quando o líder compreende que esse profissional é excelente, mas, se esquece de deixar isso claro para ele.

Pode ser muito fácil se esquecer sobre esse profissional, afinal, ele estará fazendo um trabalho diferenciado. Assim, você acaba lidando com outros problemas e os deixa de lado.

Porém, é fundamental ter em mente que eles precisam sim de reconhecimento pelo trabalho exercido, tanto quanto os outros profissionais.

Então, lembre-se de dar um feedback constantemente sobre o desempenho do profissional, para encorajá-lo a continuar com o bom trabalho. Tente conversar a respeito dos desafios do trabalho e refletir com esse profissional a respeito do que pode ser melhorado.

Mito #2. Eles sabem se manter motivados por conta própria

Esse é outro mito que pode trazer algumas dificuldades de produtividade com seus top performances. É a crença, por parte do líder, que o profissional, consegue se manter motivado por contra própria.

É interessante ter em mente que os top performances sentem a necessidade de evoluir, independente de quanto eles gostam do trabalho realizado.

Por isso, não se esqueça de incluir desafios na rotina desses profissionais. Essa é uma ótima maneira de mantê-los motivados. Tente descobrir como você pode colocar o melhor das habilidades deles em uso.

Assim, será possível auxiliá-lo no desenvolvimento de habilidades e na ampliação de horizontes, mantendo-o motivado.

Mito #3. Eles conseguem se posicionar claramente naquilo que querem para sua carreira

De maneira geral, muitos dos top performances possuem várias habilidades desenvolvidas. Mas, no que diz respeito a própria carreira, isso nem sempre está bem resolvido.

É comum que o top performance tenha um bom desempenho na empresa, fazendo o trabalho de maneira diferenciada. Mas, nem sempre ele irá sentir-se confortável em discutir a respeito de estratégias com outros profissionais ou trabalhar em grupo.

Além disso, ele poderá ter diversas habilidades, fazendo com que fique confuso em relação a qual delas ele deseja desenvolver. Assim, ele pode ter dificuldades em se posicionar a respeito do que ele quer para o futuro.

Um bom líder poderá perceber essa peculiaridade e passar a lidar com ela de maneira diferenciada. Uma boa dica é incentivar a integração do grupo. Tenha um sistema que promova a discussão de novas ideias entre todos os participantes.

Essa estratégia poderá auxiliar os colaboradores a desenvolverem habilidades sociais diferenciadas e ainda lidar com as dificuldades particulares de cada um.

É interessante trazer reflexões a respeito das potencialidades individuais, auxiliando também nas escolhas futuras referentes ao âmbito profissional. Com isso, você tem profissionais mais focados no que estão realizando.

Ao levar em consideração esses mitos sobre os top performances, será possível lidar com eles da melhor maneira. Afinal, manter um bom profissional motivado faz todo sentido estratégico.

Com o tempo, você poderá ter uma equipe motivada, trazendo ainda mais produtividade para o seu empreendimento. Tudo isso também faz parte das responsabilidades de um bom líder em relação a sua equipe.

E na sua empresa, como você tem lidado com seus top performances? Você tem alguma dica ou experiência sobre eles para compartilhar conosco? Deixe um comentário e até a próxima!

Compartilhe

2 thoughts on “3 MITOS SOBRE OS TOP PERFORMANCES DA SUA EMPRESA

  1. Ótima abordagem, este tema é muito interessante. Acredito que isso tenha muito a ver com geração X e Y. Nos modelos mais novos baseados em liderança voltada para as pessoas, há uma preocupação maior com relação aos colaboradores. A empresa deve incentivar o colaborador a buscar maior conhecimento sempre, mas precisa fazer despertar esse desejo nos mesmos.

    1. Oi, Alan

      Isso está sim ligado a geração X e Y. Hoje temos empresas com estruturas diferentes, muitas vezes de alto crescimento. Nesse ambiente, os colaboradores possam a exigir um plano de carreira, com uma resolução de cargos fixa. Porém, a maneira de desenvolver o colaborador também está sofrendo transformações, e o desenvolvimento dos mesmos passa a ser mais valioso do que os cargos que ocupam.

      Se tiver alguma dúvida ou sugestão de tema, escreva pra gente!

      Time Vaipe 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo