Agora que já entendemos a importância de investir em treinamento e conhecemos as tendências de métodos de treinamento, precisamos falar sobre o engajamento no treinamento de líderes.
Afinal, o 12º Panorama do Treinamento no Brasil 2017 da ABTD em parceria com a Integração Escola de Negócios, aponta que a liderança participa 31% menos de ações de treinamento do que os não líderes. E isso não é uma falha de investimento. Já que para esses dois grupos o investimento é quase o mesmo – 51% para líderes e 49% para não líderes.
Além disso, apenas 12% das empresas não investem em treinamento para alta liderança e 3% para gerência e supervisão. Portanto, o problema não está na falta de investimento em treinamento de líderes, mas na falta de incentivo e compreensão. Até porque, se os líderes não estão engajados, ou os treinamentos ou a comunicação deles não é eficiente.
Por isso, além de assegurar a eficiência do treinamento, a empresa deve garantir que os líderes sejam informados da importância do processo e incentivados a participar.
Entendendo a importância do treinamento de líderes
O engajamento e a participação da liderança nesses treinamentos é essencial. Afinal, o treinamento de líderes é extremamente importante.
Primeiramente porque o sucesso de todo time depende de uma boa gestão. Ele é responsável por garantir a interação, produtividade, desenvolvimento e comprometimento da equipe para atingir as metas definidas. Isso através do estímulo à inovação e da redução dos efeitos de problemas externos, como as crises.
Outro ponto é que os líderes servem de modelo para os colaboradores. Por isso, devem ser treinados para ter o máximo de precisão em suas ações e tomadas de decisão, garantindo bons resultados. Além de também oferecer novas ferramentas para a resolução mais ágil de problemas.
A empresa ainda garante que todos os líderes estejam alinhados com o objetivo do negócio.
E o treinamento de líderes não é benéfico apenas para o time ou para a empresa. Como também para o crescimento do próprio profissional, ajudando-o a reconhecer seu estilo de liderança.
Muito do desinteresse do líder pode surgir do pensamento de que, por ele ter chegado a tal posição, o aprimoramento de suas habilidades não é mais necessário. Por isso, a empresa deve entender a importância do treinamento de líderes para passar essa consciência para a liderança.
Fazer o líder entender como esse processo é benéfico faz com que ele se sinta mais motivado a participar e beneficia toda a organização.
E na sua empresa, o treinamento de líderes é incentivado? Deixe seu comentário e até a próxima!