Entenda a importância do treinamento de líderes

Agora que já entendemos a importância de investir em treinamento e conhecemos as tendências de métodos de treinamento, precisamos falar sobre o engajamento no treinamento de líderes.

Afinal, o 12º Panorama do Treinamento no Brasil 2017 da ABTD em parceria com a Integração Escola de Negócios, aponta que a liderança participa 31% menos de ações de treinamento do que os não líderes. E isso não é uma falha de investimento. Já que para esses dois grupos o investimento é quase o mesmo – 51% para líderes e 49% para não líderes.

treinamento de líderes

Além disso, apenas 12% das empresas não investem em treinamento para alta liderança e 3% para gerência e supervisão. Portanto, o problema não está na falta de investimento em treinamento de líderes, mas na falta de incentivo e compreensão. Até porque, se os líderes não estão engajados, ou os treinamentos ou a comunicação deles não é eficiente.

Por isso, além de assegurar a eficiência do treinamento, a empresa deve garantir que os líderes sejam informados da importância do processo e incentivados a participar.

Entendendo a importância do treinamento de líderes

O engajamento e a participação da liderança nesses treinamentos é essencial. Afinal, o treinamento de líderes é extremamente importante.

Primeiramente porque o sucesso de todo time depende de uma boa gestão. Ele é responsável por garantir a interação, produtividade, desenvolvimento e comprometimento da equipe para atingir as metas definidas. Isso através do estímulo à inovação e da redução dos efeitos de problemas externos, como as crises.

Outro ponto é que os líderes servem de modelo para os colaboradores. Por isso, devem ser treinados para ter o máximo de precisão em suas ações e tomadas de decisão, garantindo bons resultados. Além de também oferecer novas ferramentas para a resolução mais ágil de problemas.

A empresa ainda garante que todos os líderes estejam alinhados com o objetivo do negócio.

E o treinamento de líderes não é benéfico apenas para o time ou para a empresa. Como também para o crescimento do próprio profissional, ajudando-o a reconhecer seu estilo de liderança.

Muito do desinteresse do líder pode surgir do pensamento de que, por ele ter chegado a tal posição, o aprimoramento de suas habilidades não é mais necessário. Por isso, a empresa deve entender a importância do treinamento de líderes para passar essa consciência para a liderança.

Fazer o líder entender como esse processo é benéfico faz com que ele se sinta mais motivado a participar e beneficia toda a organização.

E na sua empresa, o treinamento de líderes é incentivado? Deixe seu comentário e até a próxima!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Begin typing your search term above and press enter to search. Press ESC to cancel.

Voltar ao topo