APROVEITE: teste a Vaipe por 14 dias GRÁTIS. Clique aqui!

Política de Privacidade

Versão 1.0 de 01 de Agosto de 2020

A missão da Vaipe é desenvolver soluções para desenvolver pessoas. Para atingirmos a nossa missão, você tem que nos confiar as suas informações. Assim como o anonimato nas pesquisas pulse de engajamento são extremamente importantes para não comprometer quem dá voz nas empresas, a privacidade dos seus dados também é.

Esta Política de Privacidade tem o objetivo de esclarecer quais informações coletamos na Plataforma de Gestão Ativa de Engajamento de Colaboradores (“Plataforma”) e no site da Vaipe (“Site”), por que as informações são coletadas e como você pode gerenciar ou excluir.

Introdução

A Plataforma Vaipe viabiliza a prestação de serviços de gestão ativa de engajamento de colaboradores aos parceiros e usuários com o objetivo de operacionalizar a coleta de (i) pesquisas digitais anônimas (Termômetro de Engajamento, Perguntas Sim ou Não, Termômetro de Liderança, Pesquisas Personalizadas), (ii) troca de feedbacks entre os usuários (Feedback Ilimitado) e (iii) troca de elogios (Influenciadores Corporativos). Leia mais sobre os serviços nos Termos de Uso da Vaipe.

Quais dados são coletados?

A Plataforma da Vaipe é uma solução na modalidade B2B. Isso quer dizer que quem contrata a Vaipe são as empresas parceiras que tendem a tornar todos os colaboradores usuários da Plataforma.
Os dados coletados são dados pessoas e profissionais dos colaboradores das empresas parceiras que contrataram os serviços da Vaipe de gestão ativa de engajamento de colaboradores.

Um usuário na Plataforma possui diversos campos com informações atreladas a ele e que devem ser preenchidas para que o usuário possa ter a experiência completa da Plataforma. Parte destas informações são obrigatórias e devem ser preenchidas de forma válida e outros são opcionais. A disponibilidade e obrigatoriedade dependerão de cada parceiro.

Um usuário na Plataforma pode possuir diferentes perfis na plataforma. Um dos perfis é o administrador da plataforma, que é o perfil de quem contrata a Plataforma e que pode gerenciar usuários. Ou seja, apenas administradores podem cadastrar novos usuários na Plataforma da Vaipe.

Para cadastrar novos usuários na plataforma, o administrador deve incluir obrigatoriamente, Nome, E-mail e CPF. As informações adicionais cadastradas pelo administrador são escolhidas pelo administrador para que tenha uma melhor experiência na Plataforma.

Como coletamos os seus dados?

Os seus dados e informações pessoais são coletados da seguinte maneira:

• Plataforma (https://thehub.vaipe.com.br/): os seus dados e informações serão coletados no momento que o administrador parceiro inserir os seus dados em nossa plataforma; e

• Site: os seus dados e informações serão coletados quando você realizar o seu cadastro na nossa newsletter.

Campos opcionais de dados

Além dos campo obrigatórios coletados (Nome, CPF e e-mail), a Plataforma possui os seguintes campos opcionais que são coletados pela Plataforma caso o administrador queira:

Campos de usuários utilizados para a aplicação de people analytics do parceiro e de mercado:

  1. Sexo;
  2. Data de nascimento;
  3. Escolaridade;
  4. Data de admissão;
  5. Tipo de colaborador;
  6. Departamento;
  7. Senioridade;
  8. Função de liderança;
  9. Salário bruto;
  10. Média do bônus;
  11. Frequência do bônus;

Campos de usuários utilizados para o envio de notificação para interação com os serviços:

  1. Celular;
  2. Usuário do slack.

Outros campos coletados pela Plataforma

Na plataforma da Vaipe os usuários podem inserir as suas respostas e deixar comentários anônimos em cada pergunta das pesquisas digitais anônimas (Termômetro de Engajamento, Perguntas Sim ou Não, Termômetro de Liderança, Pesquisas Personalizadas), inserir conteúdos como feedbacks e elogios para outros usuários (Feedback Ilimitado e Influenciadores Corporativos). Essas informações são utilizadas pelos usuários e pela sua empresa para realizar a gestão ativa de engajamento de colaboradores.

Quando você interage com a Plataforma, também coletamos dados característicos do seu acesso como informações do navegador (nome, versão), do sistema operacional (nome e versão), quando aplicável, resolução do monitor, cidade, país, endereço de IP (o que nos permite saber a cidade de onde foi feito o acesso), URL´s visitada, componentes da interface com que interagiu, assim como data e hora de cada ação. Nós utilizamos esses dados para registrar as atividades dos usuários e da plataforma, assim como para investigação de eventuais problemas. Também poderemos usar essas informações nos casos em que for necessário provar para o administrador de sua empresa que você realizou alguma ação e para entendermos melhor a integração dos usuários com a Plataforma para que possamos sempre melhorá-la.

Quem é a controladora ou operadora dos dados?

A lei de proteção de dados diferencia entre o “controlador” e o “operador” das informações. Para usuários da Plataforma a sua empresa, que é o nosso cliente, é a controladora de suas informações pessoais e a Vaipe é a operadora. Para visitantes do site, a Vaipe geralmente será a controladora de suas informações pessoais.

Como funciona o consentimento

Quando o usuário Administrador da Plataforma cadastra a sua empresa pela primeira vez, o usuário aceita os Termos de Uso da Plataforma e a Política de Privacidade.
A cada atualização ou alteração que um desses documentos poderemos enviar avisos e notificações ao e-mail.

Retirada de consentimento

Quando desejar retirar o consentimento, o administrador pode enviar a solicitação para fale@vaipe.com.br.
Caso você não seja o administrador, poderá notificar o desejo de retirada do consentimento para fale@vaipe.com.br, neste caso a sua empresa que é a controladora dos dados será notificada pela Vaipe. Os seus dados serão removidos da Plataforma em até 30 dias.
Ressaltamos que a retirada do consentimento significa que você não poderá utilizar a Plataforma da forma descrita nos Termos de Uso.

Quais são seus direitos sobre suas informações pessoais?

Se você for um usuário da Plataforma coletamos, mantemos e processamos informações sobre você em nome e sob a direção da sua empresa. Essas informações incluem dados carregados em nossa Plataforma pela sua empresa (por exemplo, seu nome, endereço de e-mail e dados demográficos), suas respostas à pesquisa e comentários e feedbacks que você envia por meio de nossos Serviços.
Você tem as seguintes opções ao exercer seus direitos:

Comunicações da plataforma: se desejar parar de receber e-mails da Plataforma, você deve entrar em contato com sua empresa. Se você nos contatar diretamente via fale@vaipe.com.br, encaminharemos sua solicitação ao Cliente para obter sua permissão e / ou instruções. Se você solicitar isso, não poderá mais usar os Serviços.

Correção e exclusão de dados de plataforma: se você deseja solicitar acesso, correção, transferência ou exclusão de seus dados de plataforma, você deve entrar em contato com sua empresa. Se você nos contatar diretamente via fale@vaipe.com.br, encaminharemos sua solicitação ao Cliente para obter sua permissão e / ou instruções. Observe que quando a Vaipe corrige ou exclui seus Dados de Plataforma, os dados relacionados a você podem inadvertidamente ser identificáveis ​​para o Cliente devido à sua omissão.

Uso dos dados

Seus dados são utilizados somente pela sua empresa e pela Vaipe. Sua empresa poderá utilizar os dados coletados para tomar decisões profissionais para ter um time altamente engajado. Para esclarecer as dúvidas de como a sua empresa utiliza seus dados, entre em contato com o administrador da sua empresa na Plataforma.
A Vaipe usa seus dados para: (1) ajudar no suporte técnico, (2) análise de comparativo de mercado e (3) análise da sua empresa.
Caso queira esclarecer dúvidas de como seus dados são usados, você pode enviar um email para fale@vaipe.com.br.

Suporte Técnico

Para que você tenha suporte técnico de alta qualidade, os colaboradores da Vaipe responsáveis pelo atendimento possuem acesso aos seus dados pessoais e ações realizadas na Plataforma, como feedbacks e elogios.
Essas pessoas são devidamente treinadas e possuem qualificação para cuidar do sigilo dos seus dados com a máxima segurança. Dessa forma, quando você precisar de ajuda e acionar o nosso suporte, eles conseguem saber de qual empresa você é, o que estava tentando fazer e podem te ajudar de forma mais rápida e eficiente.

Análise de Comparativo de Mercado

Para conseguirmos ajudar as empresas e times a serem altamente engajados, na Plataforma são disponibilizados para Administradores relatórios anonimizados que compõe o comparativo de mercado geral (todas as respostas a uma pergunta específica nos últimos 12 meses ou no mês corrente), por sexo, por departamento e por senioridade.
Esses dados anonimizados não permitem que a sua empresa ou outras empresas parceiras da Vaipe te identifiquem.

Análise da sua Empresa

Para conseguirmos ajudar as empresas e times a serem altamente engajados, na Plataforma são disponibilizados para Administradores relatórios anonimizados das pesquisas anônimas que compõe o resultado geral da empresa (todas as respostas a uma pergunta específica nos últimos 12 meses ou no mês corrente), por sexo, por departamento e por senioridade.
Além disso, a empresa antes da pergunta acontecer pode formar grupos de no mínimo 3 usuários para que sejam disponibilizados os resultados deste grupo durante e pós coleta. Para todos os recortes de resultado (geral, por sexo, por departamento, por senioridade e grupos), é necessário um mínimo de 3 usuários para que os resultados sejam disponibilizados na plataforma. Além disso, não é possível identificar quem respondeu o que.
No caso de troca de feedbacks e elogios, os dados não são anonimizados e apenas os administradores da sua empresa podem ter acesso aos resultados na Plataforma.

Transferência dos seus dados a outros serviços

A Vaipe utiliza os serviços da Amazon Web Services na região dos Estados Unidos, Freshworks para Suporte Técnico e Pipefy para Gerenciamento de Sucesso do Cliente. Dessa forma, utilizando a Plataforma você concorda que seus dados são transferidos e armazenados nos termos e condições utilizados por esses serviços.
A Vaipe não troca nem vende seus dados para nenhum terceiro. Todos os terceiros para os quais a Vaipe envia seus dados visam a melhoria da experiência do Usuário na Plataforma, melhorias em segurança da informação e melhorias na Plataforma.

Como mantemos seus dados seguros

A segurança dos seus dados é algo crítico para a Vaipe. Por isso, utilizamos as melhores tecnologias, sempre atualizadas em suas últimas versões estáveis e contamos somente com parceiros com alto comprometimento com segurança dos dados.
Para evitar acidentes e violações com relação aos seus dados pessoais, possuímos uma lista de verificações que o time de tecnologia precisa seguir sempre que lidar com a infraestrutura e o desenvolvimento do software. As verificações vão desde um rigoroso permissionamento até configurações de políticas de backups.
Todos os colaboradores da Vaipe que possuem acesso aos dados dos usuários são capacitados e somente acessam os dados quando necessário.

Como lidamos com casos de suspeita de violação de dados pessoais

Sabemos que, independente do esforço diário, basta uma brecha para que haja um vazamento de dados. Por isso, temos a seguinte política em vigor:

  1. O colaborador que notar a suspeita de vazamento deve enviar um email para o líder de tecnologia da Vaipe com cópia para a diretora presidente;
  2. O líder de tecnologia irá averiguar a suspeita e, caso seja confirmada, notificará em até 24h as empresas e usuários afetados;
  3. O líder técnico entrará em contato com o time de engenharia para que a brecha seja eliminada o mais rápido possível;
  4. O time de engenharia elaborará um relatório post-mortem, descrevendo, dentro do possível, qual foi o motivo do vazamento, quem teve acesso aos dados, quais usuários tiveram os dados expostos, quais dados foram expostos, quais ações serão tomadas para evitar um novo vazamento com as mesmas características; e
  5. O líder técnico enviará um email às empresas afetadas com o relatório.

Incidentes de segurança

Para reportar incidentes de segurança, envie um email para security@vaipe.com.br descrevendo o maior número de detalhes possível da situação. Faremos todos os esforços para responder o mais rápido possível, com um prazo máximo de 24h.

Limite de Idade

Não é permitido que qualquer criança menor de 16 anos tenha acesso aos nossos Serviços. Se um menor enviar informações pessoais para a Vaipe e descobrirmos que as informações pessoais são de uma criança abaixo da faixa etária legal, tentaremos excluir as informações o mais rápido possível. Se você acredita que podemos ter quaisquer informações pessoais de uma criança abaixo da idade legal, entre em contato com a Vaipe em:
fale@vaipe.com.br.

Dados para contato

Para entrar em contato conosco basta enviar um email para fale@vaipe.com.br ou então falar conosco via widget “Quer Ajuda?” na Plataforma ou no site da Vaipe.